top of page

Deputado Glauber Braga foi detido durante desocupação na UERJ; PM utiliza bomba de EM

  • Foto do escritor: Tiago Cavalcante
    Tiago Cavalcante
  • 20 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

O deputado Glauber Braga e três estudantes foram detidos durante uma operação de desocupação na UERJ. A polícia militar empregou bombas de efeito moral na ação.


O deputado federal Glauber Braga, que estava no local para apoiar os alunos da Uerj, também foi detido pela PM — Foto: Reprodução TV Globo
O deputado federal Glauber Braga, que estava no local para apoiar os alunos da Uerj, também foi detido pela PM — Foto: Reprodução TV Globo

Segundo testemunhas, os estudantes jogaram pedras e pedaços de madeira contra os policiais, que revidaram as agressões.


Segundo a Reitoria da Uerj, um policial ficou ferido e foi levado para o hospital -- ainda não há informação sobre o estado de saúde dele. Não houve registro de estudantes feridos.


Manifestantes colocaram fogo em pneus na Avenida Rei Pelé (antiga Radial Oeste), uma das principais vias da Zona Norte.


Estudantes que estavam do lado de fora da universidade tentaram entrar no local para apoiar os colegas. A desocupação foi confirmada pela Polícia Militar às 15h10.


Tentativas de desocupação

Durante a semana, a juíza Luciana Losada já tinha decidido pela desocupação, mas com 24 horas de prazo para liberação da reitoria e das salas de aula.


Os alunos descumpriram a primeira decisão judicial e seguiram ocupando os prédios da universidade. Houve confrontos entre seguranças e estudantes, com portas quebradas e um aluno arrastado durante uma tentativa de invasão do campus.


Nesta sexta, houve nova decisão, que a juíza Luciana Losada autoriza o "uso de força policial suficiente e necessária à desocupação completa dos prédios da Uerj".

Comments


Em destaque

bottom of page